Saiba Mais

‘Mediação talvez tenha causado o maior impacto legislativo na vida social do país’, diz Cury

O desembargador do TJ-RJ Cesar Cury, presidente do FONAMEC (Fórum Nacional de Mediação e Conciliação), participou nesta terça-feira (6) do RH-RIO, principal congresso de gestão de pessoas do Rio de Janeiro. “A mediação talvez tenha causado o maior impacto legislativo na vida social do país e representa a perspectiva de novos rumos. Foi um importante passo para a implementação da cultura e das medidas alternativas de resolução de conflitos”, afirmou.

Ele disse que o maior desafio para o uso de métodos alternativos para a resolução de conflitos é a cultura de litigiosidade que existe no Brasil. Para Cury, o brasileiro sempre busca os tribunais na hora de resolver um problema. Ele aponta a mediação e o novo Código de Processo Civil como marcos no ordenamento jurídico, desde a Constituição Federal, em 1988.

Cury avalia que a Lei de Mediação poderá ter o mesmo sucesso que as leis que resultaram no processo educativo para uso do cinto de segurança e para o combate ao consumo de bebida alcóolica por condutores de veículos.

O tema foi selecionado para uma das mesas porque muitas empresas têm encontrado na mediação um método eficaz, que tem entre seus benefícios a confidencialidade, a celeridade e a imparcialidade.

Promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ), o evento aconteceu no Centro de Convenções do Windsor Oceânico, na Barra da Tijuca. Também participaram da palestra “O Poder da Mediação” as advogadas Mariana Souza e Magda Hruza.

Fonte: http://amaerj.org.br/noticias/mediacao-talvez-tenha-causado-o-maior-impacto-legislativo-na-vida-social-do-pais-diz-cury/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s