Saiba Mais

UCP e Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro firmam parceria pioneira para o desenvolvimento da mediação no Brasil

Petrópolis, 20 de junho de 2017

A Universidade Católica de Petrópolis e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro assinaram convênio para criação de um Centro Judiciário de Resolução de Conflitos (CEJUSC). A Universidade é a primeira instituição do Estado, fora do âmbito judiciário, que abrigará um polo avançado do CEJUSC.

Como o próprio nome sugere, o serviço é voltado para a mediação e conciliação como alternativa para resolução de conflitos, com o objetivo de evitar que temas passíveis de soluções simples acabem enfrentando o longo trâmite judicial.

cejusc

Na foto, o Diretor do Centro de Ciências Jurídicas da UCP, Professor Antônio Carlos Pimentel, o Reitor da Universidade, Padre Pedro Paulo de Carvalho Rosa, a Coordenadora da Pós-Graduação em Mediação e Conflitos, Professora Cristiane-Maria Henrichs e o Presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJRJ, Desembargador Cesar Felipe Cury.

 A UCP se destaca como pioneira no estudo da mediação no âmbito acadêmico. Quando pouco se falava sobre o tema, foi criado na Universidade um núcleo de prática em mediação para os estudantes do Curso de Direito, sendo a primeira instituição do país a receber autorização junto à OAB para reconhecimento da prática em mediação como estágio.

De acordo com o Reitor Padre Pedro Paulo, “a UCP é portadora de um legado institucional: ao pensar imediatamente em nossos estudantes e, como reflexo positivo, em nosso município e região, ela se acerca de pessoas competentes comprometidas com o bem, acredita e investe na inovação como meios consensuais e adequados de resolução de conflitos para melhorar a vida em sociedade, cujas parceiras com egrégias instituições se tornam indispensáveis, como está entre a UCP e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro”. O Reitor finalizou dizendo que, “a UCP tem sempre um algo a mais a oferecer à sua comunidade universitária e à sociedade. Por isso, “se você quer mais, você quer UCP! ”.”

Mais recentemente, a Universidade passou a oferecer o curso de Pós-Graduação em Mediação de Conflitos, demonstrando assim seu compromisso com a adoção de métodos alternativos para a solução de conflitos. “Eu penso que, mais do que uma vitória acadêmica, obtivemos uma vitória para as relações humanas, pois eu acredito no caráter transformador da mediação. “ –  Disse a Coordenadora da Pós-Graduação em Mediação de Conflitos da UCP, Professora Cristiane-Maria Henrichs.

Fonte: http://www.ucp.br/index.php/noticiasucp/1979-ucp-e-tribunal-de-justica-do-estado-do-rio-de-janeiro-firmam-parceria-pioneira-para-o-desenvolvimento-da-mediacao-no-brasil