Saiba Mais

Delegacia da Mulher de Novo Hamburgo (RS) passa a contar com núcleo de mediação de conflitos

A Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher de Novo Hamburgo (Deam) inaugurou nesta quarta-feira, 28, o Núcleo de Mediação de Conflitos. A iniciativa tem como objetivo avançar nos ideais de mediação não punitiva, sendo uma via alternativa da justiça retributiva, onde se busca a punição do infrator.

A técnica deste processo de mediação ressalta a aplicação do apaziguamento em conflitos, controvérsias e problemas, adequando-se assim, a uma tendência mundial, decorrente da evolução da cultura de participação, do diálogo e do consenso. “Hoje, podemos afirmar que a mediação é uma realidade na Polícia Civil. Nos capacitamos para isto e vamos buscar um entendimento entre as partes, uma solução pacífica dos conflitos para que não evoluam e gerem fatos mais violentos. A mediação é também o futuro, pois aponta no sentido da prevenção”, ressaltou a delegada Raquel Peixoto, titular da Deam.

A prefeita Fátima Daudt prestigiou a cerimônia, ao lado do secretário de Segurança de Novo Hamburgo, General Roberto Junghton, e destacou a parceria que vem sendo estabelecida entre o poder público e os órgãos de segurança. “Trabalhamos muito em conjunto para levar resultados positivos à população, tendo o General à frente deste processo, onde todos ganham. Quanto à mediação de conflitos, não é uma tarefa fácil. Acima de tudo, é educativa, pois faz as pessoas pensarem, conquistando-se resultados a curto, médio e longo prazo. É um orgulho saber que em Novo Hamburgo contamos com este modelo de estrutura à disposição da comunidade”, assinalou Fátima Daudt.

Após a cerimônia de inauguração, que contou com a presença de diversos delegados e representantes das instituições de segurança de Novo Hamburgo e do Estado, com destaque para o diretor da 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, delegado Rosalino Constante Seara, e o subchefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, delegado Leonel Fagundes Carivali, a Prefeita e o General, acompanhados do vereador Jorge Luz, visitaram algumas instalações da Delegacia de Pronto Atendimento, onde estagiários cedidos pela Prefeitura de Novo Hamburgo passarão a atuar em algumas atividades burocráticas, liberando agentes policiais para trabalhar em áreas mais específicas.

Fonte: https://guardamunicipal.novohamburgo.rs.gov.br/modules/noticias_an/article.php?storyid=70425