Saiba Mais

Mediação vira rotina nas escolas de Santos

Resolver a substituição de professor, promover a recuperação do piso da secretaria e zeladoria na unidade escolar ou mesmo elogiar a atenção e assiduidade de um educador. Essa é a rotina desde o mês passado de jovens ouvidores da escola D. Pedro II (Ponta da Praia).

A unidade é uma das 16 do Municípios que participam do projeto Jovem Ouvidor, iniciativa da Ouvidoria, Transparência e Controle, em parceria com a Secretaria de Educação. Pela iniciativa, trinta e dois estudantes, de 13 a 15 anos, foram capacitados a atuarem como mediadores, escutando as reivindicações, sugestões e elogios da comunidade escolar. A iniciativa pretende resolver pequenos conflitos, dar solução aos principais problemas da escola e promover a cultura de paz.

Samantha Garcez Lopes Rueda Garcia, 15 anos, aluna do 9º ano e ouvidora da unidade, participou semana passada (dia 27), da primeira mediação, que reuniu a Ouvidoria, técnicos escolares e equipes do Departamento de Manutenção da Prefeitura.

“Apresentei quatro sugestões que poderão ajudar a melhorar a escola”, disse ela. Na reunião foram discutidas também a troca da calha na quadra de esportes, pintural geral, iluminação e troca de fechaduras.

Na oportunidade, os alunos puderam votar pela internet no Orçamento Participativo da Prefeitura, elencando as principais demandas para sua escola e seu bairro.

O ouvidor Rivaldo Santos reiterou ainda a necessidade de grêmios estudantis e comunidade participarem do cotidiano da escola. ”É importante que a comunidade esteja em sintonia com o ambiente escolar para garantir a melhoria educacional e isso pode ser promovido quando a escola possui uma gestão democrática”, disse.

Projeto

A reunião contou ainda com a participação de representantes do projeto Comunidade na Escola. Responsável pela iniciativa, em parceria com a Secretaria de Educação, Paulo Oshiro verificou as necessidades da escola e explicou que a proposta é realizar um trabalho coletivo entre pais e a escola para promover ações de zeladoria. Desde o início do ano três unidades de ensino foram contempladas com o projeto.

Fonte: http://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/898276/media-o-vira-rotina-nas-escolas-de-santos