Saiba Mais

Defensoria Pública inaugura Centro de Referência em Mediação e Conciliação em Porto Alegre

O projeto-piloto, pioneiro no Brasil, pretende oferecer educação em direitos à população.

A Defensoria Pública do Rio Grande do Sul inaugura nesta quarta-feira (5) o CRMC (Centro de Referência em Mediação e Conciliação) no prédio do Ipergs (Instituto de Previdência do Estado), em Porto Alegre.

O projeto-piloto, pioneiro no Brasil, pretende oferecer educação em direitos à população e viabilizar a mediação familiar como alternativa ao ajuizamento de ações no Judiciário gaúcho, valendo-se de métodos autocompositivos para solucionar litígios e conflitos no ambiente familiar.

Desde abril o CRMC está realizando atividades como as Oficinas de Parentalidade, em formato itinerante, cujo objetivo é esclarecer aos assistidos acerca de seus direitos e deveres na área do Direito de Família e disponibilizar ferramentas para auxiliar na comunicação não violenta entre os membros da família. Em junho, também teve início o curso Capacitação em Mediação voltado a Defensores Públicos e a servidores da Instituição, tratando de temas como marco regulatório e tipos de mediação.

Conforme a Defensora Pública-Dirigente do Núcleo de Defesa do Direito das Famílias, Patrícia Pithan Pagnussatt Fan, o CRMC vai modificar o sistema de atendimento da Unidade Central de Atendimento e de Ajuizamento/Família, com fundamento em duas novas atividades: a educação em direitos e a oportunidade da mediação familiar como acesso ao sistema de justiça através da autocomposição facilitada pelo mediador, considerando a mediação ser o resultado de estudos feitos com o olhar de outras ciências como a sociologia, a psicologia e a pedagogia.

Para Patrícia, esta interdisciplinariedade aprofunda objetivos e busca métodos efetivos para restaurar o diálogo e restabelecer a harmonia no ambiente familiar. “É na família que primeiro se experimenta o vínculo afetivo em uma relação continuada, e para esses casos, a mediação é a porta mais adequada”.

Serviço:
O que é? Inauguração do Centro de Referência em Mediação e Conciliação da Defensoria Pública
Quando? 5 de julho (quarta-feira)
Horário? 17h
Onde? Prédio do Ipergs – 8º andar, ala sul – Avenida Borges de Medeiros, 1945, Porto Alegre

Fonte: http://www.osul.com.br/defensoria-publica-inaugura-centro-de-referencia-em-mediacao-e-conciliacao-em-porto-alegre/