Saiba Mais

Projeto Pacificar é Divino inaugurará o primeiro “Espaço Pacificar” no Paraná

Depois de capacitar cerca de 50 religiosos através do curso de Técnicas de Solução Consensual de Conflitos, o Projeto “Pacificar é Divino” entra na terceira fase com a inauguração do primeiro “Espaço Pacificar”, na Igreja Evangélica Ágape Church. O projeto é desenvolvido pela 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).

A sala, localizada na sede da Igreja, no bairro Xaxim, em Curitiba, contará com três facilitadores, formados pelo Projeto, além de uma psicóloga, que já atua na Ágape Church, e de uma brinquedoteca. A partir da inauguração, eles poderão ajudar os fiéis que tiverem algum tipo de conflito a encontrar uma solução por meio do diálogo, evitando assim que o problema se estenda e atinja proporções ainda maiores e se transforme em um processo judicial.

Estarão presentes no evento o presidente do TJ-PR, Desembargador Renato Braga Bettega; a 2ª Vice-Presidente do TJ-PR, Desembargadora Lidia Maejima; e o Juiz Diretor do Fórum Descentralizado do Boqueirão, Fábio Ribeiro Brandão.

 O espaço

O “Espaço Pacificar” faz parte das ações do projeto “Pacificar é Divino”, lançado oficialmente pelo TJ-PR em maio deste ano. A iniciativa surgiu a partir de experiências semelhantes desenvolvidas nos Tribunais de Justiça de Goiás e do Distrito Federal, com o objetivo de capacitar religiosos para atuarem na solução consensual de conflitos. A proposta é aproveitar a credibilidade que os líderes religiosos possuem, aliada ao trabalho de aconselhamento já praticado por eles, para ajudar a comunidade a resolver seus conflitos através do diálogo.

Para tanto, duas turmas já finalizaram a capacitação, desenvolvida especialmente para o projeto; e uma terceira deve ser formada na próxima semana. Os facilitadores formados também participam de uma visita guiada aos Centros de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), de Curitiba, para conhecerem o funcionamento das sessões de mediação e conciliação e a equipe de servidores que servirão de referência para o trabalho a ser desenvolvido nas instituições religiosas.

O evento de inauguração será realizado no dia 13/07, quinta-feira, às 16h30 na sede da Ágape Church, localizada na Rua Ângelo Scaramuza, 222, no bairro Xaxim, em Curitiba. Toda a comunidade está convidada a participar do evento.

Fonte: http://paranashop.com.br/2017/07/projeto-pacificar-e-divino-inaugurara-o-primeiro-espaco-pacificar/