Saiba Mais

Curso de Capacitação em Mediação de Defensores e Servidores realiza aplicação teórico-prática em Porto Alegre

O Centro de Referência em Mediação e Conciliação da Defensoria Pública realiza o Curso de Capacitação em Mediação voltado a Defensores e a Servidores da Instituição. Na oficina que aconteceu na sexta-feira (14), os instrutores trataram da aplicação teórico-prática da mediação, trabalhando técnicas e ferramentas próprias do procedimento.

A mediadora Ângela Rorato, da equipe de coordenação pedagógica, e a Doutora em Direito Simone Tassinari salientaram a importância da imparcialidade, já na etapa denominada “Declaração de Abertura” que deve estar em evidência durante as sessões de mediação. “Quando a imparcialidade do mediador fica evidente no processo, as pessoas se sentem mais à vontade”, destacou Ângela.

A “Escuta Ativa” e a linguagem utilizada pelo mediador também auxiliam na condução do acolhimento das famílias, conforme destacaram as mediadoras. Uma linguagem de fácil entendimento conduz para uma “Comunicação Não Violenta” (CNV) entre as partes, de acordo com o que foi aprendido nas oficinas anteriores do curso.

Na parte da tarde os participantes acompanharam vídeos de sessões reais de mediação para debaterem em grupo. Após a exibição os futuros mediadores destacaram o que mais chamou a atenção e expuseram possíveis situações que podem acontecer na hora da mediação.

Capacitação em Mediação

O curso de capacitação é uma iniciativa do Planejamento Estratégico da Defensoria Pública inserido no objetivo “ampliar práticas de atuação extrajudicial”, e prevê a formação de novos mediadores para a atuação no Centro de Referência em Mediação e Conciliação – CRMC.

Texto: Jéssica Martins/ ASCOM- CECADEP
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social
(51) 3210-9400 / 98404-4502
http://www.defensoria.rs.def.br/
Twitter: @_defensoriaRS
Facebook.com/defensoriars

Fonte: http://www.defensoria.rs.def.br/conteudo/29511