Saiba Mais

O que é Direito Digital?

O Direito Digital envolve todos os fatos ocorridos nos meios eletrônicos. Não se trata de uma área autônoma no Direito Brasileiro, já que esse tema engloba desde os Direitos Trabalhistas, quando relacionados aos meios eletrônicos, até as ações e demandas criminais, cíveis, empresariais etc., desde que ocorridas no chamado “mundo digital”.

Para que fique mais simples a compreensão, na área trabalhista, por exemplo, basta pensar no funcionário que desvia arquivos de dentro da empresa em que trabalha. A empresa que pretenda responsabilizá-lo por eventual vazamento de informações comerciais deverá buscar um Advogado que tenha conhecimento pleno nos meios tecnológicos, para que possa produzir as provas da forma correta, evitando sua invalidação caso o faça sem conhecimento.

Na área empresarial, é imprescindível que companhias da área de tecnologia busquem profissionais capacitados para abertura da sua empresa, seja para que a forma de tributação seja a mais correta possível, seja para avaliação do tipo de sociedade empresarial mais benéfico para eventual captação de investimentos, bem como para análise dos riscos jurídicos relacionados ao projeto.

Portanto, a área do Direito Digital é extremamente ampla, complexa, e presente no mundo em que vivemos.

Escrito por Daniel Veisid

Fonte: https://dveisid.jusbrasil.com.br/artigos/479235687/o-que-e-direito-digital