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A advocacia em tempos de Nomadismo Digital, Home Office e Inteligência Coletiva

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A opção de trabalhar remotamente vem crescendo no mundo todo e se tornando tendência entre profissionais de diversas áreas. Hoje em dia é possível atuar em atividades distintas de qualquer lugar do mundo utilizando a tecnologia a seu favor. Existem diversos serviços e áreas de atuação que estão se destacando neste cenário do nomadismo digital e home officecomo consultoria de marketing, coach, palestras via webinar, social media, tradução e produção de conteúdo, consultoria jurídica, desenvolvimento de sites, infoprodutos, design gráfico, entre outros. O nômade digital normalmente não possui uma moradia fixa e atua remotamente da cidade que estiver. A tecnologia se torna uma grande aliada neste processo de reorganização da carreira e até mesmo mudança territorial.

Os profissionais que atuam como infoprodutores, por exemplo, desenvolvem treinamentos e palestras online, os quais são disponibilizados ao público-alvo através de plataformas específicas. São muitos os profissionais que estão investindo cada vez mais na venda do próprio conhecimento junto as possibilidades que o trabalho remoto oferece. Em busca de qualidade de vida, segurança e novos desafios na vida e carreira diversos profissionais estão migrando para outros estados e países. Com tantas ferramentas gratuitas disponíveis no mercado, acaba não sendo tão difícil identificar estratégias para diferentes tipos de negócios.

Já faz alguns anos que o trabalho remoto em coworkings e cafeterias vem se tornando algo muito comum entre os profissionais autônomos no Brasil. A utilização de espaços comuns diminui os custos com despesas de locação, internet e luz. Também ajuda muito no processo criativo e possibilita fortalecer o networking com especialistas de diversas áreas.

A descentralização de demandas com foco em ações coletivas pode beneficiar várias empresas. Se o líder possui uma sede fixa e tem em mente um projeto de trabalho remoto, pode oportunizar liderança compartilhada junto aos seus liderados.

Segundo Pierre, a inteligência coletiva é “[…] uma inteligência distribuída por toda parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta em uma mobilização efetiva das competências”. Ela visa ao reconhecimento das habilidades que se distribuem nos indivíduos, a fim de coordená-las para serem usadas em prol da coletividade. A coordenação dos inteligentes coletivos ocorre com a utilização das tecnologias da informação e comunicação. Trata-se de uma nova forma de construção cooperativa do conhecimento, coordenada pelas tecnologias da informação e comunicação. Nesse cenário, o trabalho ocorre de forma descentralizada, necessitando apenas de coordenação.

O trabalho remoto na advocacia não é diferente, pois é possível acessar os processos de qualquer lugar do país ou do mundo através de softwares jurídicos completos, que tenham ferramentas de inteligência artificial empregadas, versão mobile e desktop, que objetivam melhores resultados no atendimento ao cliente, criptografia de dados e segurança da informação. O trabalho home office agrega muitos pontos positivos para o profissional, proporcionando ganho de tempo, redução de custos e qualidade de vida. Já os profissionais que trabalham com consultoria jurídica de áreas específicas, podem atuar de qualquer lugar do mundo, utilizando as ferramentas de comunicação necessárias para o andamento da consultoria.

O Advogado pode ministrar uma palestra online de onde estiver. Existem muitas ferramentas disponíveis para a realização de palestras ou consultorias online, um exemplo de plataforma é o próprio Skype. A opção de trabalho no estilo home office acaba por modificar aquela imagem de que o advogado deve ter uma sede fixa, assim que se torna advogado. Hoje em dia o cliente pode ser muito bem atendido através de uma simples conversa em vídeo utilizando o aplicativo WhatsApp ou em uma cafeteria que permita desfrutar de um bom café e internet gratuita. Existem muitas formas de garantir o bom funcionamento e resolução das demandas, basta organizar o gerenciamento dos processos jurídicos e processos gerenciais do seu escritório. Não ter uma sede fixa ou não estar no estado ou país de origem não significa que você irá perder clientes, tente estruturar a sua rotina e projetos. Tempo é dinheiro e saber utilizá-lo da melhor forma possível se multiplica em benefícios vantajosos para a sua carreira.

A capacidade analítica do advogado é cada vez mais valorizada, sendo importante desenvolver habilidades de priorização, coordenação e desmembramento das atividades a serem executadas, conferindo agilidade e produtividade ao trabalho. Um novo perfil do advogado surge: o analista de negócios ( “product owner”), encarregado de distribuir as tarefas e coordenar os pedidos dos clientes.

Esta quebra de paradigmas vem facilitando a agilidade na comunicação, automatizando processos e tempo, diminuindo o custo com alugueis e transporte. Profissionais de diversas áreas estão implementando este novo formato de trabalho. Independente de ser home officena sua cidade local ou um projeto de nômade digital para conhecer vários lugares do mundo e ao mesmo tempo trabalhar.

Diante deste novo cenário, onde a tecnologia e a comunicação garantem novas oportunidades e resultados é necessário ter um bom planejamento, foco e determinação para atuar de qualquer lugar do mundo e obter experiências valiosas. Analise a sua profissão, veja o que pode ser adaptado aos seus novos projetos e estabeleça metas, pois só assim é possível determinar o sucesso do seu negócio diante de um novo propósito de vida.

Artigo desenvolvido em parceria com a Advogada Bianca Erthal, parceira estratégica para atendimento de Marketing Jurídico, no Rio de Janeiro.

Bianca Erthal – Advogada colaborativa cível e empresarial (OAB-RJ 213.565), Mediadora de conflitos empresariais, Coordenadora da Comissão de Mediação de Conflitos da OAB-RJ e Membro da Comissão de Práticas Colaborativas da OAB-RJ. Facilitadora de treinamentos e palestras de Práticas Colaborativas. Pós-graduanda em Pedagogia da Cooperação e Métodos Colaborativos pela UNIP – Universidade Paulista. Certified Scrum Product Owner (CSPO). Saiba mais em www.biancaerthal.com.br.

Maiara Trombini – Empreendedora, Consultora de Marketing Estratégico, Marketing Jurídico e Palestrante. Produtora Publicitária e Especialista em Marketing e Gestão de Clientes. Idealizadora dos projetos Curso Redes Sociais para Advogados e Escritórios Jurídicos e Café com Mentoria. Autora de artigos, cursos e palestras voltados ao Marketing Jurídico. Possui certificação internacional em Inbound Marketing pela HubSpot. Saiba mais em: www.maiaratrombini.com.br

 

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